O clareamento é um procedimento simples, não invasivo, que muda a cor dos dentes naturais. É a forma ideal para realçar um lindo sorriso. A ingestão de bebidas como café, chá, chocolate, refrigerante ou vinho tinto, o hábito de fumar, o avanço da idade ou mesmo alguns tipos de acidente pode causar o escurecimento dos dentes.
Hoje, contamos com várias técnicas de clareamento que devolvem ao sorriso um aspecto mais jovem e saudável.
Clareamento a Laser:
Para quem não pode cumprir as exigências do tratamento caseiro ou deseja um resultado mais rápido, a opção é o clareamento profissional, feito no consultório. A sessão dura uma hora, e normalmente são realizadas duas sessões para se obter o resultado desejado.
Clareamento Caseiro (com moldeira):
É possível fazer o clareamento em casa mesmo, utilizando moldeiras e gel clareador em aplicações diárias, em períodos que variam de uma a duas horas.
O tratamento dura, em média, 15 dias, com ótimos resultados. O inconveniente, neste caso, é que o paciente precisa evitar a ingestão de alimentos ou bebidas de cor escura durante o período de aplicação.
Mesclando as duas técnicas:
Recentemente percebemos que obtemos melhores resultados para dentes muito escuros quando mesclamos ambas as técnicas. É feito primeiro uma sessão com o Laser e depois, 10 dias em casa com as moldeiras com o gel clareador.
O que é o clareamento dentário a laser?
O clareamento dentário a laser ou com fonte de luz, ou branqueamento com fonte de luz, tem como finalidade clarear os dentes a fim de fazê-los parecer mais brancos. O clareamento dentário a laser é um procedimento cosmético, feito para melhorar a aparência do sorriso. O clareamento dentário a laser feito no consultório proporciona dentes mais brancos em um período de tempo mais curto, quando comparado ao clareamento convencional.
Com um diagnóstico preciso, um adequado planejamento do caso e a seleção e atenção à técnica, o clareamento dentário a laser pode ser o tratamento mais simples e menos invasivo para clarear dentes escurecidos. O clareamento dentário a laser pode, também, diminuir ou eliminar muitas manchas em dentes que foram submetidos a tratamento de canal.
Clareamento dentário é seguro?
O clareamento dentário é seguro quando feito sob supervisão do profissional. As concentrações atuais têm sido usadas de forma segura nos últimos anos. Embora haja grande segurança no uso dos produtos para clareamento dentário, o uso indevido dos géis de clareamento e com ausência da supervisão do dentista pode levar a danos tanto na estrutura do dente e gengiva.
O clareamento dentário clareia as restaurações ou coroas preexistentes?
O clareamento dentário funciona apenas em dentes naturais. Coroas ou facetas de porcelana e restaurações em resina não mudam de cor através do clareamento dentário.
O clareamento dentário provoca dor?
Em alguns casos, o clareamento dentário pode levar a um aumento da sensibilidade do dente em meio a mudanças de temperatura. O uso da moldeira, alternando entre um dia e outro, um espaçamento maior entre aplicações no consultório, e a aplicação de nitrato de potássio ou flúor levam a uma melhora da sensibilidade dentária. Em alguns casos, o clareamento dentário pode trazer sensibilidade dos dentes ao ar e à exposição a variações extremas de temperatura, causando algum tipo de desconforto. Nesses casos, uma menor concentração dos géis é uma alternativa viável.