Doenças periodontais causam sérios danos à saúde bucal, como a perda de dentes. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode causar gengivite ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo e os ligamentos periodontias, podendo gerar uma perda de suporte ósseo (periodontite).
A especialidade também é responsável pela plástica gengival. Por meio da microcirurgia, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou é feito um enxerto nos casos de raízes expostas.
Uma inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se torna uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes, por isso é fundamental que o tratamento faça a remoção cuidadosa das placas bacterianas, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada.
Como tratar a retração gengival e a sensibilidade dos dentes?
A retração gengival pode ser tratada através da remoção de hábitos nocivos, recobrimento da área exposta com resina composta ou realização de um enxerto de gengiva. A sensibilidade dos dentes pode ser tratada com técnicas de enxerto gengival, recobrimento da área exposta com resina composta, uso de cremes dentais que contenham flúor e dessensibilizantes, aplicações de flúor e dessensibilizantes, sistemas adesivos e laser no consultório.
