Os implantes dentários são feitos de titânio e são substitutos das raízes dos dentes, servindo como suporte para a colocação de uma prótese sob implante. Uma vez inseridos no osso da mandíbula ou da maxila, devem aguardar um período de cicatrização óssea, que é chamado de ósseo integração. A duração desse período dependerá da qualidade óssea de cada paciente. Uma vez que a ósseo integração está completa, pode-se iniciar a fase protética, que é a colocação da prótese sob implante. Os implantes dentários podem ser usados para substituir uma, muitas ou todas as raízes, servindo de apoio para a prótese sob implante.
Os implantes dentários são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais que foram perdidos ou extraídos. Os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes.
São inúmeras as vantagens dos implantes dentários. Entre elas destacam-se:
• Reposição de um ou mais dentes sem comprometer os dentes adjacentes
• Interrompe a atrofia óssea causada por perda dentária
• Problemas de mordida ou dor na articulação temporo-mandibular
• Recupera a função mastigatória, fonética e digestiva
• Oferece suporte e ancoragem para pontes móveis ou dentaduras tornando-as mais confortáveis e seguras
• Dificilmente se distingue um dente natural do implantado
• Devolve ao paciente o conforto e segurança ao sorrir
• Ameniza o envelhecimento facial
Contamos com uma equipe altamente qualificada e possuímos uma infra-estrutura com tecnologia de ponta para a realização de implantes. Os procedimentos são seguros e realizados no próprio consultório.
Protocolo sobre implante
Protocolo sobre implante é a colocação de diversos implantes na maxila ou na mandíbula, nos quais serão parafusadas próteses dentárias. A prótese fixada na maxila dispensa a parte da antiga dentadura que recobre o céu da boca. O protocolo substitui, com vantagem, as antigas dentaduras, e é o tratamento mais moderno para a reposição dos dentes perdidos.
Como funciona o protocolo sobre implante?
O protocolo sobre implante é realizado em duas etapas: a cirúrgica e a protética. A etapa cirúrgica do protocolo sobre implante é a instalação dos implantes dentários, ou seja, apenas os parafusos de titânio no tecido ósseo.
A etapa protética do protocolo sobre implante é iniciada após o período de ósseo integração. Nessa etapa, são realizadas moldagens e, sequencialmente, a confecção de uma barra metálica fundida recoberta em acrílico. Essa barra é um intermediário entre os implantes fixados ao osso e os dentes protéticos fixados ao acrílico. Finalmente, o protocolo sobre implante é colocado em posição e parafusado sobre os implantes dentários.
A cirurgia para colocação dos implantes, no protocolo sobre implante, é demorada?
A cirurgia pode levar de sessenta a noventa minutos. No entanto, o tempo médio de cirurgia depende de inúmeros fatores, entre eles a quantidade de implantes a serem colocados, a qualidade e a quantidade de tecido ósseo, os tipos de reabsorções ósseas presentes, a necessidade de enxertos ósseo, e outros.
Prótese sob implantes
A combinação do implante dentário e da prótese sob implante é utilizada com sucesso na substituição de dentes perdidos e comprometidos, restaurando tanto a eficiência da mastigação, quanto a aparência estética. A grande vantagem do implante dentário e da prótese sob implante sobre outros tratamentos comuns para a perda de vários dentes, tais como pontes fixas ou próteses parciais removíveis, é a sua independência de suporte dos dentes adjacentes.
Quando propriamente indicados, o implante dentário e a prótese sob implante são ótimas opções de restauração, devolvendo função, estética e principalmente conforto ao paciente.